Pintura

A pintura eletrostática a pó poliéster utiliza uma tinta composta de resina e de pigmentos, com excelente resistência aos raios solares. O processo é o mais conhecido e largamente utilizado na decoração e proteção do alumínio. A aplicação de tinta eletrostática liquida ou em pó é feita automaticamente, através de pistolas, em cabines especialmente projetadas para esse fim. Tanto a pintura líquida, quanto a pintura a pó requerem tipos de tinta com características específicas para cada finalidade de utilização, com uma gama variada de cores.

A espessura da camada de tinta pode variar de 40 a 120 micra. Nos caixilhos, a pintura tem, em média, 60 micra de espessura, criando excelente resistência à corrosão atmosférica.
É importante observar que em zonas mistas ou marítima, com umidade relativa acima de 95%, pode ocorrer a chamada 'corrosão filiforme'. Esta normalmente se inicia em locais desprotegidos da esquadria, principalmente em pontos de cortes ou usinagens. Para evitar o problema, se recomenda usar silicone neutro para proteção nos fechamentos das esquadrias - ângulos 90°e 45°.

Nas indústrias especializadas em pintura eletrostática a pó, o alumínio é preparado convenientemente para agregar as propriedades físico-químicas fundamentais de resistência à corrosão e resistência ao intemperismo.
A superfície do alumínio é convertida em uma aderente e amorfa camada de misturas de óxidos metálicos, proporcionando resistência à corrosão, aderência e ancoragem da tinta e durabilidade da superfície do alumínio, quando pintadas. O processo de conversão pode ser realizado por imersão, spray ou manual em temperatura ambiente.

Dica:

  • Pequenos arranhões em peças de alumínio podem ser eliminados com cera automotiva. Se os arranhões forem maiores, utilizar massa de polir nº 01 ou nº 02.
  • Respingos de tinta látex sobre o caixilho pintado, poderão ser removidos com uma flanela embebida em álcool. Jamais use solvente como thiner ou acetona.

 

Cuidados e manutenção

  1. Para limpeza das esquadrias de alumínio pintado, recomenda-se a utilização de detergente neutro a 5% solúvel em água auxiliando com uma esponja macia, desaconselhando-se o uso de ferramentas e materiais abrasivos, bem como a aplicação de solventes (thinner ou acetona) que possam vir a enfraquecer a pintura.
  2. A periodicidade de limpeza da esquadria de alumínio pintada deve ser feita a cada 12 meses quando utilizada em ambiente urbano ou rural (baixa/media agressividade) e a cada 3 meses quando utilizado em ambiente industrial e maritimo (alta/excessive agressividade).
  3. Recomenda-se que durante a fabricação da esquadria, em regiões onde o alumínio pintado sofreu cortes, usinagem e ficou desprotegido, que seja aplicado selante de silicone neutro, com a finalidade de proteger a face exposta á corrosão filiforme.

Pintura - Aluvetro